sexta-feira, 20 de julho de 2012

Informes sobre o Bolsa Estiagem‏

Considerando as inúmeras dúvidas surgidas com relação ao Bolsa estiagem, vamos aqui destacar as principais delas de forma que vocês possam multiplicar essas informações para seus contatos e realizar os procedimentos de controle social:

1. Para ingresso no Auxilio emergencial (bolsa estiagem), o agricultor/a presença, cumulativamente, atende aos requisitos de possuir DAP ativa, Cadastro Único do bolsa família e possuir renda familiar inferior a 2 salários mínimos.

2. A lista  dos beneficiários foi gerada de forma automática a partir do banco de dados do MDA (DAP´S) e do Cadastro Único do MDS.  Ou seja, quem tem DAP e CadÚnico foi selecionado e, dessa relação, foram excluídos apenas aqueles que já estão no Garantia Safra.

3. O pagamento dos beneficiários já teve início no último dia 18/07/2012 e segue o calendário do Bolsa Família.  Para aqueles que não possuem cartão, a Caixa deverá gerar um, podendo, inclusive, o beneficiário sacar diretamente no caixa, caso ainda não tenha cartão, desde que em uma agência da Caixa.

4. A partir de agora, a resolução interministerial orienta que os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS ou similares, devem se reunir e apreciar a lista dos beneficiários.  A partir dessas observações o Conselho deve elaborar uma lista daqueles que devem ser excluídos do Programa e, em havendo, apresentar uma lista de daqueles que tem perfil e que não foram incluídos (lembrando que precisam ter DAP e CadÚnico).

5. As listas elaboradas pelo Conselho, devem ser encaminhadas via ofício (anexar ata do conselho assinadas pelos Conselheiros/as) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.  Quanto mais rápido fizermos isso, mais rápido teremos as mudanças nas listas de cada município.

Nenhum comentário :

Postar um comentário